top of page

HRN, a avaliação de riscos usada pela ON-Conveyors.

Os projetos ON-Conveyors, além de seguir os critérios da norma regulamentadora NR12, também utiliza o método o HRN (Hazard Rating Number) para avaliar e quantificar os riscos associados aos seus equipamentos.

O HRN foi criado em 1990 por Chris Steel e publicado na revista SHP (Safety and Health Practitioner). Essa metodologia visa quantificar e graduar o nível de riscos em instalações, máquinas e equipamentos.

O HRN, que significa "Número de Classificação de Risco" em inglês, é um método matemático que fornece uma comparação numérica para ajudar a medir os riscos, levando em consideração uma escala numérica. Ele é amplamente utilizado na Norma Regulamentadora NR12, e requer estimativas para a Probabilidade de Exposição e Frequência de Exposição da pessoa ao risco da máquina ou equipamento.

Este método permite quantificar e graduar o nível de risco, indicando prioridades na tomada de decisão para a seleção de dispositivos na aplicação de sistemas de segurança em máquinas e equipamentos. Os parâmetros utilizados por este método são: Probabilidade de exposição ao risco (PE), Frequência de exposição ao risco (FE) e Probabilidade máxima de perda (MPL).

Nomeclatura de abreviações:

HRN Número de Classificação de Risco, ou Hazard Rating Number;

LO Probabilidade de ocorrência (HRN);

FE Frequência de Exposição (HRN);

DPH Grau de Severidade do Dano (HRN);

NP Número de Pessoas expostas ao Risco (HRN).Segue exemplo de tabela HRN usado para esteiras metálicas de grande porte:

Tabela HRN ON-Conveyors

Portanto, a implementação do HRN no projeto ON-Conveyors permite uma análise mais precisa dos riscos, contribuindo para a segurança e eficiência dos equipamentos. Isso garante que a operação do equipamento seja feita de forma segura, sem risco de choque elétrico e com ruído significativamente baixo (normalmente inferior à 40 Db).

Entre em contato com um especialista ON-Conveyors através do nosso WhatsApp


WhatsApp ON-Conveyors


42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page